A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura apresentam

Inclusão Visual

Encontro sobre Inclusão Visual do Rio de Janeiro, que teve a sua primeira edição em 2004 e neste ano realizará a sua sétima edição, tem como objetivo reunir e proporcionar troca de experiências entre os diversos projetos que utilizam a fotografia como instrumento de inclusão social em comunidades populares. O encontro congrega coordenadores, alunos e monitores de projetos de todo o Brasil e do exterior para apresentar seus trabalhos, suas formas de organização e suas experiências particulares.

A cada Encontro se reúnem no Rio de Janeiro cerca de 20 projetos de todo o Brasil – já participaram projetos da Paraíba, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Pará, Salvador, Recife, Fortaleza, São Paulo e Distrito Federal, além de projetos argentinos e franceses -, que, em comum, visam valorizar a auto-estima dos moradores dessas comunidades, formando profissionalmente os jovens, dando-lhes instrumentos para viverem a sua cidadania, valorizarem suas próprias relações sociais. São projetos transformadores, seminais, o que reitera a importância de dar visibilidade a esse movimento de levar a fotografia ao alcance de jovens que nunca tiveram a oportunidade de produzir imagens tanto como exercício lúdico quanto como escolha profissional.

O Rio de Janeiro está entre as cidades do mundo em que essa proposta de intervenção social é mais difundida e mais bem sucedida. O Encontro sobre Inclusão Visual do Rio de Janeiro é pioneiro no gênero e se firmou, ao longo dos últimos oito anos, como uma referência maior no país e no exterior.

Este ano, o VII Encontro sobre Inclusão Visual do Rio de Janeiro se realizará na Escola do Olhar do MAR – Museu de Arte do Rio, entre os dias 7 e 9 de agosto de 2013. Divulgaremos a programação em breve aqui.