A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura apresentam

Eventos

Imprimir


“4 e 11 de agosto das 17h às 19h - Seminário: FOTOGRAFIA E ARTE CONTEMPORÂNEA NA ERA DIGITAL”

04 de Agosto

4 de agosto - Luiz Sérgio de Oliveira e Guilherme Bueno

11 de agosto - Thiago Barros e Helenbar

Fotografia e Arte Contemporânea na Era Digital

Organização e mediação: Pedro Vasquez

O advento da imagem digital e de novos meios de imagem técnica expandiu enormemente o uso da fotografia pelos artistas plásticos, assim como pelo público em geral, apresentando novos desafios para curadores, conservadores, museólogos e os próprios fotógrafos. Mas, curiosamente, ocorreu simultaneamente a recuperação de processos arcaicos ou descontinuados com finalidades de criação artística, revigorando assim a fotografia tradicional.

Saiba mais

“18 e 25 de agosto das 17h às 19h - Seminário: O AUTOR DIANTE DA AUTORIA – NOVAS CONFIGURAÇÕES, NOVOS CAMINHOS”

18 de Agosto

18 de agosto - Luiz Affonso Chagas Filho e Adalberto Diniz

25 de agosto - Rubens Fernandes Jr e Pedro Sánchez

O Autor Diante da Autoria – Novas Configurações, Novos Caminhos

Organização e mediação: Pedro Vasquez

Todos os dias milhares de imagens passaram a ser disponibilizadas na rede, sendo livremente usadas tanto por artistas visuais quanto pelo público em geral. O uso de imagens de autoria alheia, por meio de “apropriações” ou “releituras” no âmbito das artes plásticas, ou com objetivos de paródia ou difamação, por usuários sem escrúpulos, confronta os especialistas em Direito Autoral com novos e múltiplos desafios.

Saiba mais

Ateliê Oriente


“23 de agosto das 9h às 18h - O LIVRO FOTOGRÁFICO – HISTÓRIA E PANORAMA ATUAL - WORKSHOP COM JOAQUIM MARÇAL”

Ateliê Oriente

23 de Agosto

Rua do Russel 300/401 • Glória • Rio de Janeiro • Tel.: 3495-3800

O livro, a fotografia e os processos de reprodução fotomecânica l Livro ilustrado, livro de artista, livro fotográfico e fotolivro l Um breve passeio pela história dos livros fotográficos l Panorama atual, com ênfase no caso brasileiro.

23 de agosto das 9 às 18h (com intervalo para almoço)

Carga horária: 7 horas

Evento pago. Vagas limitadas.

Maiores informações: www.atelieoriente.com/agenda

Saiba mais

IUPERJ


“14 de agosto das 19h às 21h - FOTOGRAFIA E TERRITÓRIO: UMA PAIXÃO FRANCESA - CHRISTINE COSTE ”

IUPERJ

14 de Agosto

Aula Aberta no curso de pós-graduação “Fotografia e Imagem”, do IUPERJ / UCAM

De 1984 a 1988 o governo francês desenvolveu, através de um órgão conhecido como DATAR, um dos maiores projetos da história da fotografia no século XX, nos moldes do que fez a Farm Security Administration nos Estados Unidos. Desde então, diversos outros projetos deram ­sequência a essa experiência. Dentre eles destacam-se os projetos “France 14” e “Oubliés dans nos campagnes”, do Coletivo MYOP; e “France Territoire(s) liquide” e “La France VUE D‘ICI”, que serão apresentados pela jornalista Christine Coste , redatora do Journal des Arts e da revista L’Oeil, de Paris.

Saiba mais

Lona Cultural Municipal Sandra De Sá


Tatiana_Altberg

“20 de agosto, das 10h às 12h30 e das 13h30 às 16h - A CÂMERA E O OLHO - OFICINA COM A FOTÓGRAFA TATIANA ALTBERG”

Lona Cultural Municipal Sandra De Sá

20 de Agosto

Rua 12, quadra 219 – Guandu 1 • Santa Cruz • Rio de Janeiro • Tel.: 3395-1630

Durante o encontro cada participante construirá sua câmara escura portátil. Com essa câmera é possível visualizar e entender, de forma lúdica, como se dá a formação da imagem em nosso olho e na câmera fotográfica. Assim, são introduzidos, como em uma brincadeira, os princípios da formação de uma imagem.

Saiba mais

Memorial Municipal Getúlio Vargas


“12 a 14 de agosto das 16h às 18h - Seminário - FOTOGRAFIA PÚBLICA E A EXPERIÊNCIA HISTÓRICA CONTEMPORÂNEA”

Memorial Municipal Getúlio Vargas

12 de Agosto

Praça Luiz de Camões, s/n – subsolo • Glória • Rio de Janeiro • Tel.: 2556-2586

12 de agosto l Fotografia Pública e seus públicos – Reflexão crítica nos espaços institucionais l Milton Guran (UFF/FotoRio, mediador); Ana Mauad (UFF); Marcos Lopes (Museu Casa de Benjamin Constant/IBRAM)

13 de agosto l Fotografia Pública e as artes da memória – As estratégias do arquivo e o campo das artes l Paulo Knauss (UFF/APERJ, mediador); Maurício Lissovsky (UFRJ);  Cezar Bartholomeu (EBA/UFRJ)

14 de agosto l A fotografia e espaço público – formas de figurar o espaço público em coleções fotográficas l Ana Mauad (UFF, mediadora); Tati Costa (Câmara Clara-PR);  Maria do Carmo Rainho (Arquivo Nacional)

Organização: Ana Maria Mauad

A fotografia pública é produzida por sujeitos organizados em agências de produção da imagem que desempenham um papel central na elaboração de uma opinião pública (meios de comunicação, estado etc.). Essa fotografia cria espaço público visual nas sociedades contemporâneas, em compasso com as visões de mundo as quais se associa. É, portanto, o suporte de agenciamento de uma memória pública e da história em suas versões em múltiplas dimensões. O seminário tem como proposta identificar os percursos interpretativos que configuram os sentidos de fotografia pública no Brasil.

 

Saiba mais

Muro do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto


Coletivo Gráfico (detalhe)

“Colagem Lambe-Lambe – Coletivo Gráfico”

Muro do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto

30 de Julho

Museu de Arte Moderna - MAM


“20 de agosto das 18h30 às 20h30 - O MAM E A FOTOGRAFIA – HOMENAGEM AO FOTÓGRAFO E PROFESSOR GEORGES RACZ ”

Museu de Arte Moderna - MAM

20 de Agosto

Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo • Flamengo • Rio de Janeiro • Tel.: 2240-4944 • Horário de funcionamento: ter a sex das 12h às 18h; sáb, dom e feriados das 12h às 19h

Mesa-redonda com Georges Racz Filho, Pedro Vasquez, Joaquim Paiva, Vicente de Mello, Milton Guran (mediador) e depoimentos de Edson Meirelles, Januário Garcia, Rogério Reis e Sebastião Barbosa.

Saiba mais

Oi Futuro


Eustáquio Neves

“Seminário: FOTOGRAFIA: PROCESSOS ETERNOS, NOVAS POSSIBILIDADES”

Oi Futuro

05 de Agosto

R. Dois de Dezembro, 63, nível 8 • Flamengo • Rio de Janeiro • Tel.: Tel.: 3131-3060

5 de agosto - Tereza Siza (Portugal) e André Rouillé (França) apresentam o tema do Seminário.

6 de agosto - Alexandre Hypólito e Renan Cepeda apresentarão seus trabalhos e serão entrevistados por Tereza Siza e Pedro Vasquez.

7 de agosto - Eustáquio Neves e Vicente de Mello apresentarão seus trabalhos e serão entrevistados por Joana Mazza e André Rouillé.

Coordenado por Milton Guran, este seminário reúne historiadores, curadores e artistas em torno da construção de novas linguagens a partir da renovação de antigos processos técnicos fotográficos – como a solarização, o alto-contraste, o infravermelho, a colagem, dentre outros pela utilização da tecnologia digital.

Saiba mais