A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura apresentam

Eventos

Imprimir

Aliança Francesa Botafogo


“A partir de Pierre Verger – A crise do documento. Inversão do paradigma documental.”

Aliança Francesa Botafogo

10 de junho às 18:30

Rua Muniz Barreto, 730 • Botafoto • Rio de Janeiro • Tel.: 2286-4248 / 2539-4118

Palestra de André Rouillé.

Uma espécie de esgotamento afeta hoje os dispositivos documentais tradicionais, em especial, a fotografia que alimentou muito tempo o mito da objetividade e da transparência das imagens, e a fábula da sua verdade. Além da fotografia, é, na verdade, todo o próprio protocolo documental que está se invertendo nas imagens, de forma análoga às transformações das disciplinas históricas.

Saiba mais

Ateliê Oriente


“Ateliê Oriente em cartaz ”

Ateliê Oriente

27 de junho, às 18h

Rua do Russel 300/401 • Glória • Rio de Janeiro • Tel.: 3495-3800

Em comemoração aos 450 anos da cidade o Ateliê Oriente está lançando uma série de cartazes sobre o Rio de Janeiro. Nesta primeira tiragem serão 5 fotos de cada um dos orientes: Ana Dalloz, Fábio Seixo, Kitty Paranaguá, Paulo Marcos e Thiago Barros. Depois desta primeira série a ideia é continuar em cartaz com fotógrafos convidados e realizando convocatórias sobre outros temas. O Ateliê acredita que o cartaz é uma ótima alternativa para se preencher uma parede vazia, gastando pouco e deixando o ambiente agradável.

Informações em http://www.atelieoriente.com

Saiba mais

“Flâneur fotográfico - Imersão com Mauro Trindade ”

Ateliê Oriente

Das 14 às 18h

Rua do Russel 300/401 • Glória • Rio de Janeiro • Tel.: 3495-3800

O Rio de Janeiro visto desde o início do século XIX até a produção contemporânea, com foco na produção da paisagem e na caracterização dos seus habitantes e personagens.

Informações em http://www.atelieoriente.com

Saiba mais

Centro Cultural Correios Apresenta


“Vídeo: Foto em Cena - Os Cariocas”

Centro Cultural Correios Apresenta

De 13 de Maio a 26 de Julho

Rua Visconde de Itaboraí, 20 • Centro, Corredor Cultural • Rio de Janeiro • Tel.: 2253-1580 • Horário de funcionamento: 3ª a dom. das 12h às 19h • http://www.correios.com.br

Foto em Cena - Os Cariocas - uma seleção de programas da série de tv, produzida pela fotógrafa Débora 70 e exibida no Canal Brasil, com os fotógrafos Christian Gaul, Ivan Cardoso, João Roberto Ripper, Marcos Terranova, Milton Montenegro, Nana Moraes, Rogério Reis, Vantoen Pereira Jr., e Walter Firmo, que têm em comum o fato de terem desenvolvido suas carreiras no Rio de Janeiro.

Saiba mais

“Vídeo: Rio de Memórias”

Centro Cultural Correios Apresenta

De 13 de Maio a 26 de Julho

Rua Visconde de Itaboraí, 20 • Centro, Corredor Cultural • Rio de Janeiro • Tel.: 2253-1580 • Horário de funcionamento: 3ª a dom. das 12h às 19h • http://www.correios.com.br

Rio de Memórias, de José Inácio Parente e Patrícia Monte-Mór (Interior Produções, 2000, 33 min). O documentário conta a história da cidade do Rio de Janeiro através da leitura fílmica de fotografias antigas.

Saiba mais

“Fotojornalismo Brasileiro em Foco”

Centro Cultural Correios Apresenta

19, 20 e 21 de maio, das 17h às 19h, Sala de Vídeo

Rua Visconde de Itaboraí, 20 • Centro, Corredor Cultural • Rio de Janeiro • Tel.: 2253-1580 • Horário de funcionamento: 3ª a dom. das 12h às 19h • http://www.correios.com.br

A prática fotográfica no século XX foi orientada por uma nova experiência social de ver e ser visto. O palco principal da representação pública se deu nos periódicos que, a partir do início do século, passaram a publicar muitas fotografias, um grande atrativo para uma população composta de mais de 70% de analfabetos. 

A crescente publicação de fotografias na imprensa evoluiu para a construção de uma linguagem própria, o fotojornalismo. Acompanhando as transformações da linguagem fotojornalística, fotógrafos registraram imagens de um Brasil que se urbanizou e modernizou ao longo do século XX. A necessidade de imaginar visualmente o Brasil marcaria sucessivas gerações de fotógrafos, desde a formada no ambiente do pós-guerra, até a atual geração, munida de um inédito e variado arsenal tecnológico.

O objetivo desse seminário é debater a prática fotográfica no âmbito do fotojornalismo no Brasil.

19/5 – A Fotografia em Revista

Helouise Costa (MAC/USP) e Joaquim Marçal Ferreira de Andrade (FBN) – mediação Silvana Louzada (LABHOI/UFF)

20/5 – Fotojornalismo, Jornais e o Instantâneo

Maria do Carmo Rainho (Arquivo Nacional) e Silvana Louzada (LABHOI/UFF) – mediação Ana Paula Goulart Ribeiro (ECO/UFRJ)

21/5 – Fotografia Independente e Olhar Engajado

Ana Carolina Fernandes (Fotógrafa Independente) e Ratão Diniz (Coletivo Multimídia Favela em Foco) – mediação Silvana Louzada (LABHOI/UFF)

Participantes:

Ana Carolina Fernandes é fotógrafa carioca atuante na imprensa brasileira e internacional, atuando atualmente como fotógrafa independente. Realiza um trabalho permanente de documentação do Rio de Janeiro, com destaque, nos últimos anos, para as manifestações populares.

Ana Paula Goulart Ribeiro é formada em Jornalismo e em História pela UFF, com mestrado e doutorado em Comunicação pela UFRJ, onde é professora. É autora dos livros Jornal Nacional: a notícia faz história e Imprensa e História no Rio de Janeiro dos anos 50.  

Helouise Costa é coordenadora da Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica do MAC/USP, onde é professora associada. Mestre em Artes e Doutora pela USP. É co-autora dos livros As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro: 1940/1960 e A fotografia Moderna no Brasil.

Joaquim Marçal Ferreira de Andrade é pesquisador da Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional, mestre em Design pela PUC-Rio, doutor em História Social pela UFRJ e professor de fotografia da PUC-Rio. É autor de História da fotorreportagem no Brasil: a fotografia na imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900.

Maria do Carmo Rainho é historiadora e pesquisadora do Arquivo Nacional. Mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio e Doutora em História Social pela UFF.  Trabalha com fotografia e moda e é autora dos livros A Cidade e a Moda e Moda e Revolução nos anos 1960.

Ratão Diniz é fotógrafo, formado pela Escola de Fotógrafos Populares/Imagens do Povo, do Observatório de Favelas. É integrante do Coletivo Multimídia Favela em Foco. Realiza um trabalho permanente de documentação das favelas do Rio de Janeiro e de manifestações culturais populares, com destaque para o cenário do grafitti no Brasil.

Silvana Louzada é fotógrafa e pesquisadora da história do fotojornalismo. Mestre e doutora em Comunicação pela UFF e pesquisadora do Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI/UFF). É autora do livro Prata da Casa, fotógrafos e fotografia no Rio de Janeiro (1950 – 1960).

Saiba mais

Centro Cultural Justiça Federal


“Palestra "Augusto Malta: o cronista visual da paisagem carioca"”

Centro Cultural Justiça Federal

14 de Julho, às 18h30

Av. Rio Branco, 241 • Centro • Rio de Janeiro • Tel.: 3261-2550 • Horário de funcionamento: 3ª a dom das 12 às 19h • Entrada franca

Augusto Malta: o cronista visual da paisagem carioca, com Ricardo de Hollanda.

Sala com 56 lugares, distribuição de senha uma hora antes. 

Ricardo De Hollanda

Jornalista, fotógrafo e pesquisador em imagem documental urbana, com Doutorado e Mestrado em Ciência da Informação (UFRJ) e Pós-Graduação em Jornalismo Fotográfico na Escola de Doutorado da Universidade Autônoma de Barcelona. Como docente da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, criou o Laboratório de Pesquisas em Imagem Documental e Jornalística com o projeto Programa de Referência Visual do Rio de Janeiro.  Está no ensino de Fotografia desde 1970 (SENAC, Aliança Francesa, Ateliê da Imagem, UERJ e UCAM).

Augusto Malta

A obra de Augusto Malta guarda muitas relações com a cidade do Rio de Janeiro, pois através de sua vasta e eclética documentação fotográfica, desenvolvida nas três primeiras décadas do século XX, percebemos a dinâmica da cidade, oferecendo ao pesquisador um universo de informações único. Pela extensão e qualidade de sua produção visual foi considerado como o primeiro fotógrafo a entender a importância da fotografia como veículo de comunicação com linguagem própria. Seu estilo inaugurou e fortaleceu o fotojornalismo na imprensa carioca. Junto com João do Rio criou a reportagem ilustrada, além de ceder fotos de ocorrências importantes aos jornais e revistas da época, tornando-se autor de autênticos “furos jornalísticos”. Com regularidade as revistas Fon-Fon, Kosmos e Revista Ilustrada, entre outras, estampavam suas fotografias.

Saiba mais

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica


“Caminhos da fotografia: ontem, hoje, amanhã”

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

15 de Junho, das 14 às 20h

Rua Luís de Camões, 68 • Centro • Rio de Janeiro • Tel.: 2232 4213 • Horário de funcionamento: 2ª, 4ª e 6ª, das 12h às 20h | 3ª, 5ª, Sáb e feriados, das 10h às 18h • Entrada franca

Das 14 às 16 horas - DIFUSÃO DA FOTOGRAFIA NO SÉCULO XIX

Ana Maria Mauad (Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense): “Fotografia e sociedade: usos e funções do retrato fotográfico no Brasil oitocentista” + Lygia Segala (Laboratório do Filme Etnográfico e Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural da Universidade Federal Fluminense): “O Brazil Pittoresco de Victor Frond e o início da edição de livros de fotografia na América Latina”.

Das 16 às 18 horas - FOTOGRAFIA MODERNA: DOIS PRECURSORES

Douglas Fasolato (Museu Mariano Procópio): “Alfredo Ferreira Lage e a criação do Photo Club do Rio de Janeiro e do Photo Club Brasileiro” + Maria Teresa Bandeira de Mello (Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro): “Dona Hermínia de Mello Nogueira Borges e o Movimento Pictorialista no Brasil”.

Das 18 às 20 horas - A FOTOGRAFIA NA RUA E NO MUSEU

Guilherme Vergara (Museu de Arte Contemporânea de Niterói): “O papel da fotografia nos museus de arte contemporânea e nos grandes eventos internacionais” + Joana Mazza (curadora independente): “Programa Imagens do Povo da Favela da Maré e o uso da fotografia como instrumento de inclusão social”.

Coordenação: Pedro Afonso Vasquez

Inscrições prévias pelo link: http://bit.ly/1Ev113r

Saiba mais

Galpão Bela Maré


Valda Nogueira

“Festival de Fotografia Popular”

Galpão Bela Maré

De 22, 23 e 24 de Maio

Rua Bittencourt Sampaio 169 • Maré • Rio de Janeiro • Tel.: 3105-1148

Desde 2004 o Programa do Imagens do Povo, realizado pelo Observatório de Favelas, vem desenvolvendo ações com a perspectiva de articular a fotografia em favor dos direitos humanos e da construção de novas narrativas sobre as favelas e os espaços populares de uma maneira geral, em contraponto a abordagem estigmatizante que esses espaços historicamente recebem. A ideia é colaborar na proposição de um novo paradigma, que trabalhe na lógica da diversidade, da criatividade e da solidariedade. Este fazer fotográfico é chamado de Fotografia Popular.

Dentro da programação de comemoração de 10 anos de existência do projeto, será realizado o Festival de Fotografia Popular. Esta será a primeira edição do evento que pretende colocar a favela, especialmente o conjunto de favelas da Maré, no mapa do circuito dos festivais de fotografia.

Dia 22/05:

18h: Abertura da mostra “Em nome do sagrado”, da fotógrafa Kita Pedroza, com curadoria de Milton Guran, na Galeria 535.

Dia 23/05:

10h - 13h: Oficina “Fotografia do Cotidiano” com Fábio Caffé e Erika Tambke

10h - 13h: Leitura de portfólio com Marizilda Cruppe

12h - 12h30: Projeção comentada do livro Em Foto com Ratão Diniz.

12h30 -13h: Projeção comentada do livro Memórias da Água com Benoît Fournier

14h: Apresentação do Programa Imagens do Povo

14h30: Encontro entre coletivos: Papo Reto, Criativo de Rua, Favela em Foco, Viva Favela, FotoExpandida e Foto Libras.

17h: Debate “Fotografia e Direito à Cidade” com Jorge Barbosa, Jane Nascimento e Maurício Hora. Mediação Francisco Valdean.

20h: Projeção fotográfica no Pontilhão da Maré

Dia 24/05:

10h - 13h: Oficina Imagens Possíveis com o Mão na Lata

10h - 13h: Leituras de portfólio com Rogério Reis e Joaquim Paiva

12h - 12h30: Projeção comentada do projeto Depois da Curva com Pepe Guimarães.

12h30 - 13h: Projeção comentada do projeto Vida! com Adriana Medeiros.

14h: Debate “Educação e fotografia” com Ana Maria Mauad, Bárbara Copque, Tatiana Altberg, João Roberto Ripper e Cafuné na Lage. Mediação: Dante Gastaldoni.

17h: Intervenção Encontro Fotográfico com o Desconhecido do Norte Comum

18h: Festa de encerramento

A programação é toda gratuita. Mais informações: http://www.imagensdopovo.org.br/destaques/festival-de-fotografia-popular/

Saiba mais

Instituto Kreatori


“IV Feira Livre de venda e troca de fotografia no Kreatori”

Instituto Kreatori

20 de Junho, das 17h às 22h

Rua Alice, 209 • Laranjeiras • Rio de Janeiro • Tel.: 3734-4326 • Horário de funcionamento: 3ª a 6ª das 14h às 18:30h h30min, 6ª e sáb 15h às 21h, dom 14h às 18h

Ação colaborativa de fotógrafos no Instituto Kreatori com apresentação de filmes inéditos da categoria vídeoarte+fotografia Canal O Cubo.

Saiba mais

Praça Tiradentes – Tiradentes Cultural


“Paisagem Alterada ”

Praça Tiradentes – Tiradentes Cultural

6 de junho das 15h às 16h

• Centro

Paisagem Alterada é mais um projeto dO Escambal. No tempo em que a manipulação digital das imagens é quase uma regra, fazemos uma contraproposta: oferecemos materiais básicos de desenho, uma foto P&B e o convite para alterar a paisagem. A ideia é provocar de forma lúdica e dinâmica a interatividade dos participantes.

Saiba mais

Rua do Mercado, em frente ao restaurante Mercado 32


Carlos Nascimento

“38º Varal RioFotográfico - 1º Varal Temático”

Rua do Mercado, em frente ao restaurante Mercado 32

13 de Junho de 10h30 às 17h30

No seu 38º Varal, o RioFotográfico mostra a visão de seus Associados pelos detalhes do Patrimônio Histórico de nossa Cidade no ano de seu aniversário de 450 anos.

A exposição, com duração de um dia, é composta de 24 fotografias PB selecionadas por um juri, mostrando detalhes muitas vezes não observados salvo pelo olhar atento de um fotógrafo.

Os autores das fotos são: André Miranda, Angela Paes, Carlos Nascimento, Danilo Moscon, Fabio Monteiro, Ivan Cesar, Luiz Guillon, Marco Araujo, Maria Pieroni, Rejane Dominguez, Roberto Dantas Guimarães, Rodrigo Paixão, Vania Rocha, Yeda Zotz.

Saiba mais