Loading...

OS SURFISTAS

Inaugurando o Painel República da Fotografia Contemporânea contamos com a generosa participação de dois grandes mestres com incansável produção fotográfica – Joaquim Paiva e Rogério Reis. Neste primeiro Painel, os artistas nos presenteiam com um curioso e irônico diálogo entre duas imagens concebidas em momentos e circunstâncias distintas, mas com inesperada harmonia e pitadas extras de carioquice. Através desta convergência imagética surgem Os Surfistas.

Seja na famosa série Surfistas de trem de Rogério Reis, quanto no inusitado autorretrato de Joaquim Paiva trajando roupas de executivo, “surfando” em um conjunto de móveis de escritório, vemos em ambos um clamor por liberdade, inconformismo, ousadia e riscos.As imagens aqui expostas são surpreendentes, contundentes e inesperadas, mas sobretudo, leves e divertidas. Parecem dialogar já no clique de cada artista, como se fosse um projeto pensado e muito bem executado.

O gosto pela rebeldia que essas fotos carregam está em sintonia com o projeto do Museu da República de criar o Painel, requalificando o uso de paredes externas como espaço expositivo com o intuito de integração Museu – Arte e Público, ousando buscar soluções comprometidas, viáveis, simpáticas e de estreitar cada vez mais o convívio com o público.

Que os ventos de liberdade, alegria e profunda dedicação a arte que Joaquim Paiva e Rogério Reis carregam em suas trajetórias, e em especial aqui nos Surfistas, venham a contaminar e propiciar vida longa ao Painel República da Fotografia Contemporânea!  

OS FOTÓGRAFOS

Texto em breve.

A EXPOSIÇÃO

Inauguração do República da Fotografia Contemporânea, novo espaço expositivo no Museu da República, com Os Surfistas, com trabalhos de Joaquim Paiva e Rogério Reis. Curadoria Greice Rosa & Marco Antonio Portela.

Abertura: 01 de setembro de 2018, 19h00
Local: Museu da República
Rua do Catete, 153 • Catete • Rio de Janeiro

2018-12-27T16:24:40+00:00