CONVOCATÓRIA FOTOGRAFIA + CIDADANIA

Neste FotoRio Resiste, fizemos uma intervenção urbana com o tema Fotografia + Cidadania com lambelambes pela cidade com a participação de fotógrafos de várias regiões do país reunidos através de uma convocatória.

Nosso tema foi “Fotografia + cidadania”. Usamos esse espaço para mostrar o exercício da cidadania pelos cidadãos – manifestações, por exemplo – e para denunciar a negligência do poder público que acaba por comprometer o próprio usufruto da cidadania – balas perdidas e balas certeiras, saúde pública, cultura e educação degradadas, transportes ineficientes, pessoas obrigadas a morar na rua, por exemplo.

A exposição, composta por 56 imagens coladas em 06 pontos da cidade a partir de 10 de agosto – teve a curadoria de Kitty Paranaguá, Marcelo Campos, Milton Guran, Nana Moraes, Rogerio Reis e Paulo Marcos de Mendonça Lima.

A intervenção urbana “Fotografia + cidadania” é um dos produtos apoiados pelo financiamento coletivo do FotoRio Resiste que teve a participação de quase duzentos fotógrafos, curadores, colecionadores e amantes da fotografia de várias regiões do país.

De todas as imagens expostas, duas foram vandalizadas assim que foram coladas. As fotos de Claudia Ferreira e Tania Bonin foram rasgadas porque representavam mulheres em situação de relações homoafetivas. Em desagravo, as fotos foram coladas novamente em um ato público no dia 26 de setembro. E novamente vandalizadas em menos de 24 horas.