FotoRio Virtual 2020 | Semana Fotolivros: “Espinha” de Shinji Nagabe, “Transa, baladas do último sol” de Ângela Berlinde. Apresentação: Paulo Marcos. Comentários: Ioana Mello e Tiago Santana
Sobre Espinha: Espinha é um convite a entrar no mundo de Shinji Nagabe, fotógrafo brasileiro que cresceu em uma tradicional família japonesa. Guiado por essa dupla cultura, pratica fotografia surpreendente, combinação de poses formais e estáticas que evocam o universo pictórico japonês com cores tropicais e acessórios típicos do culto sincretista brasileiro
Jornalista por formação, Shinji Nagabe manteve o gosto pela busca por documentários e cria uma simbiose entre realidade e fantasia. Os símbolos do candomblé africano e do carnaval brasileiro se misturam ao mistério. Imerso em vários estados brasileiros, o fotógrafo trabalha com a cumplicidade de crianças buscando inspiração para suas produções na história e em fábulas fantásticas.
Sobre Transa, baladas do último sol: o livro explora a ampla abordagem experimental em uma obra multidisciplinar que remete à fotografia, literatura, história em quadrinhos, pintura e cinema para criar uma história inspirada no mito de Iracema, a “virgem dos lábios de mel” do romance de José de Alencar, uma mulher indígena da tribo Tabajara que representa a pureza, a confiança e a doação aberta da terra virgem.
Alegoria, história e ficção invadem o presente e aí ficam, confundindo a linearidade da História Ocidental e reabrindo as lacunas do conhecimento mal contadas e não resolvidas. Nesta cartografia híbrida e móvel, o ecossistema dominante é o do espaço entre: entre tempos, entre técnicas, entre espécies, entre linguagens, entre formatos, entre gritos e suspiros, realidade e ficção, tristeza e exaltação.