OCUPAÇÃO VISUAL
Desde o início, o FotoRio propõe uma reflexão sobre as práticas fotográficas, em uma iniciativa que vai além das exposições. A partir desta necessidade, criou-se um espaço de debate para pensarmos o acesso à fotografia. Que outras narrativas vêm sendo desenvolvidas e como podemos aprender com esses processos? Hoje só é possível avançar este debate como uma ocupação. Um debate que seja feito por todos, em uma troca que se preze a horizontalidade da conversa.
Em 2019, preparamos um evento no Coart/UERJ com uma dinâmica que pudesse priorizar o debate horizontal entre os participantes. Pequenos grupos que trocaram ideia sobre fotografia (mesmo com a falta de luz que rolou!) sobre diferentes temas e a partir de trajetórias diferentes. E depois a troca com o grupão, com aquela grande roda, reunindo o que cada grupo tinha discutido entre si. Ali estava a semente para pensarmos mais atividades afins.
Em 2020 e 2021, a Semana de Ocupação Visual acompanhou o festival em sua versão on-line. Através das plataformas digitais, mergulhamos na relação entre a fotografia e questões sócio-educativas. Dá para conferir no nosso canal do youtube uma série de lives em 2020 sobre a favela e a pandemia, abordando diferentes temas daquele momento entre pandemia, quarentena e tensões daquele contexto. Em 2021, as lives seguiram e, além das rodas de conversa e intercâmbios de experiências nacionais e internacionais (valeu Mão na Lata, FotoAtiva, Ojo de Pez e Proyecto Barrios/Centro de Fotografía de Montevideo!), também organizamos oficinas virtuais com fotógrafos de peso como Ratão Diniz e Léo Lima.
Para 2022 pensamos em uma outra forma de ação, para focarmos em uma parte essencial de toda produção: o processo. Não demora e estaremos em 2023, ano em que o FotoRio e a Ocupação Visual (antes Inclusão Visual) completam 20 anos de encontros. Precisamos celebrar a data e promover um evento abrangente, diverso e que possa acontecer em diferentes pontos da cidade. Por isso, foi dada a largada: dia 10 de novembro, partiu reunião aberta para pensarmos juntos.
Ficou interessado? Entre em contato com a gente. Queremos te ouvir!