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LEITURA DE PORTFÓLIO 2023

Com muito prazer, anunciamos as leituras de portfólio na programação de 2023, nos 20 anos de FotoRio. Pensadas e organizadas como um espaço de troca e de diálogo, neste ano as leituras acontecem no dia 9 de novembro de 2023, na Casa da Glória, Ladeira da Glória, 98 – Glória, Rio.

Como vai ser?

As leituras serão presenciais, divididas em turnos de manhã e de noite:

– 09 de novembro  – 10h às 13h com uma pausa de almoço e de 15h às 19:10h.

Como nos anos precedentes, o FotoRio vai atribuir o “Prêmio Revelação – Leitura de Portfólio” ao melhor portfólio escolhido pel@s leitor@s dentre pessoas iniciantes
que nunca tiveram a chance de expor seus trabalhos em um museu, centro cultural ou galeria. 

O prêmio será uma exposição, patrocinada pelo
FotoRio em sua próxima edição.

Para fazer sua inscrição basta clicar no link abaixo. Não esqueça de escolher direitinho com quem deseja fazer as leituras dentre @s leitor@s mencionad@s no nosso site. Atenção para os horários de cada um@ del@s. As inscrições irão até o dia 03 de novembro de 2023 ao meio-dia.

Os custos das leituras são de R$ 50,00 por leitura. Em caso de dúvida sobre as inscrições, escreva para fotorio.leitura@gmail.com

Mais informações no link para o formulário de inscrição:

Leitores:

1. Andrea Nestrea
09 /11 – 14h às 18h

Andrea Nestrea é formada em Filosofia pela USP e possui mestrado em memória social pela UNIRIO, onde estudou as fotografias de Marcel Gautherot durante a construção de Brasília. Foi pesquisadora bolsista da Coleção D. Thereza Christina Maria, na Biblioteca Nacional, tendo como tema as poses e dedicatórias dos “cartes de visite” de D. Pedro II . É  professora da pós-graduação em Fotografia da UNYLEYA e do curso de Fotografia no Senai/Firjan. Possui mais de 10 anos de experiência em avaliação de projetos de artes visuais para o Minc, Funarte, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Fez parte da comissão de avaliação do Prêmio Pierre Verger 2023. Frequenta festivais de fotografia há 20 anos e já participou de diversas exposições coletivas, inclusive no FotoRio, e possui trabalhos na coleção do MAR – Museu de Arte do Rio e do MAM-RJ.

2. Angela Magalhães e Nadja Peregrino
09/11 – O dia todo

Angela Magalhães é formada em Comunicação Social/UFRJ (1980). Foi bolsista da Fulbright / Capes no International Center of Photography e na Aperture Foundation, NY (1988/89). Iniciou sua carreira no Instituto Nacional de Fotografia da Funarte (1979 a 2003), onde coordenou o projeto itinerância de mostras pelo Brasil (1980-84) e participou da comissão de avaliação de projetos junto à ATEC/Funarte. Em parceria com Nadja Peregrino, realizou centena de curadorias entre elas José Medeiros 50 anos de fotografia (1986); Luz, cor e Experimentação , coletiva realizada à partir de convocatória de portfólios (1988), entre outras. Dirigiu o setor no período de 1990-2003, editando livros e o Prêmio Nacional de Fotografia (1995-98). Entre 2004-2022, como curadora independente, promoveu com Nadja o lançamento dos livros Fotografia no Brasil: um olhar das origens ao contemporâneo, Funarte/MinC, 2004); Mato Grosso-Território de Imagens (Sec.de Cultura do Estado de Mato Grosso, 197pg. 2008); Physis-Soma – o corpo, a expressão e a poética do movimento, Edit.Tempo & Memória (2013); Midiateca 4, escritos sobre fotografia contemporânea brasileira (org. Angela Magalhães, Nadja Peregrino, Victa Carvalho e Antonio Fatorelli, 273pg, 2022), uma coleção do Programa de Pós-Graduação da ECO, UFRJ/Rio de Janeiro.

Nadja Peregrino é mestra em Comunicação (ECO/UFRJ-1990). Atuou como docente (2002-2018) no Curso de Pós-Graduação Fotografia e Imagem da Universidade Cândido Mendes. Entre 1977-1990 trabalhou na Funarte (RJ) e no Centro de Artes da UFF (1990-1998, Niterói) organizando primeiras individuais de Sebastião Salgado e José Oiticica Filho, (Galeria de Fotografia, Funarte, anos 1980) e Fotografia Contemporânea do Pará, Novas Visões ( UFF, 1993); Como curadora integrou a seleção dos prêmios e portfólios Hercule Florence (Brasil/França, 2003); Comunidade Européia/Brasil, 2007; Prêmio Marc Ferrez (Funarte, 2010) ;ArtePará (Belém, 2010); Prêmio Pierre Verger (Salvador, 2017); Paraty em Foco (2018-2020) e FotoRio (2018-2021)). Foi premiada com as bolsas RioArte (1998) e Fundação Vitae (2004) ao lado de Angela Magalhães, publicando, também, os livros Fotografia no Brasil: um olhar das origens ao contemporâneo, Funarte/MinC, 2004); Mato Grosso-Território de Imagens (Sec.de Cultura do Estado de Mato Grosso, 197pg. 2008); Physis-Soma – o corpo, a expressão e a poética do movimento, Edit.Tempo & Memória (2013); Midiateca 4, escritos sobre fotografia contemporânea brasileira (org. Angela Magalhães, Nadja Peregrino, Victa Carvalho e Antonio Fatorelli, 273pg, 2022), uma coleção do Programa de Pós-Graduação da ECO, UFRJ/Rio de Janeiro.

3. Carla Osório
09/11 – 15h às 19:10

Carla Osório é fotógrafa documental, artista visual, produtora e distribuidora de cinema e audiovisual. Mestre em Ciências da Comunicação, na vertente mídia e cultura pela UNIP-Universidade Paulista. Trabalhou como consultora da Unesco no Brasil (2010 –2013), em programas voltados para a cultura. Possui uma vasta experiência em estudos étnicorraciais e atuação destacada em entidades da sociedade civil. Membro fundadora do Fórum Capixaba de Fotografia. Alguns trabalhos em destaque:

Documentação fotográfica: Negros do Espírito Santo, publicada pela editora Escrituras (2000) e In Antologia da Fotografia Africana, do Oceano Índico e da Diáspora. Paris: Éditions Revue Noire (1998);

Exposição Coletiva O Negro de Corpo e Alma, com a série Herdeiros do Axé – Bienal do Descobrimento (2000); Documentação fotográfica: Loucos Por Inclusão – exposição fotográfica (2015); Fotofilme: Corações Valentes na Diáspora – Lisboa (2021); Fotofilme: Missão Sudoeste de Angola – Afinal, quem nos define? – Lisboa (2022).

4. Erika Tambke
09/11 – 10h às 17H

Doutora em Mídias e Mediações Socioculturais na Escola de Comunicação/UFRJ, mestre em Latin American Cultural Studies/Visual Culture pela Birkbeck/University of London, Bacharel em Geografia/UFRJ, fotógrafa, professora e curadora. Coordenadora do Programa Imagens do Povo/Observatório de Favelas. Integrante da equipe de coordenação do FotoRio e coordenadora da Semana de Ocupação Visual/FotoRio. Produtora do FFALA – Festival de Fotógrafas Latinoamericanas em sua primeira edição, 2021. Nomeadora do World Press Photo entre 2018-2020, participou do júri do Prix Photo da Aliança Francesa (2021), Photo Things (SP/2022) e Prêmio Lewis Hine (SP/2023). É membro dos coletivos Favela em Foco e Fotografia Periferia e Memória.

A pesquisa de doutorado se dedicou à uma etnografia sobre a fotografia popular, um movimento de fotógrafos que se desenvolve a partir da experiência da Escola de Fotografia Popular, fundada na Maré em 2004.

5. Glaucia Leme – ESGOTADO
09/11 – 10h às 13h

Artista visual, pós-graduada em História da Arte com diversos cursos na área, gerencia, desde 2018, a Galeria da Gávea onde atua em múltiplas funções como, organização do acervo, organização de exposições, gerenciamento de vendas, relacionamento com os fotógrafos, clientes, colecionadores e arquitetos, além de ser responsável pelo administrativo/financeiro.

6. Jean Luc Monterosso (français/ english) – ESGOTADO
09/11 – 10h às 13h

Jean-Luc Monterosso criou o Mois de la Photo em Paris em 1980 e é o fundador da Maison Européenne de la Photographie, que dirigiu de 1996 a 2018. Autor de inúmeras publicações e curador de mais de cem exposições, ele é atualmente diretor artístico do Chengdu Contemporary Image na China e membro correspondente da Académie des Beaux-Arts (Instituto de Belas Artes da França).

7. Joaquim Paiva- ESGOTADO
09/11 – o dia todo

Joaquim Paiva é fotógrafo e colecionador. Sua coleção, que se encontra MAM –Rio de Janeiro, conta com cerca de 2700 fotografias de aproximadamente 500 fotógrafes entre brasileires (80%) e estrangeires (20%). Revisou portfólios no FotoFest Houston de 2000 a 2020, além de outros festivais no Brasil e exterior. 

Como fotógrafo, expôs no Brasil e exterior, faz seus diários visuais desde 1998, ganhou o mérito cultural da fotografia no Brasil concedido pela Rede – RPCFB em 2020. Publicou os fotolivros “Lantejoulas Cintilantes do Vale do Amanhecer” em 2022, “Rodoviária de Brasília” em 2021 – shortlist Festival de Buenos Aires, “1927-1970”, em homenagem à sua mãe em 2019, “Elson faz 70” para seu irmão, “Farsa, truques, Ilusões”, em que o artista performa diante da camera, “Foto na hora”, publicado pelo Centro da Imagem, México, em 2013. Tem trabalhos eus nas coleções da MEP –Paris, Bnf, Museum of fine arts de Houston, Centro da Imagem, México, Mam-Rio e Museo de Bellas Artes de Buenos Aires.

8. Luiza Interlenghi- ESGOTADO
09/11 – 15h às 19:10h

Luiza Interlenghi é curadora e doutora em história e crítica da arte pelo PPGAV – EBA/UFRJ, com a tese Arte em Campo Instável e tem interesse em poéticas da arte contemporânea no Brasil, para além da galeria. Publicou ensaios sobre mulheres artistas como Ione Saldanha (2022) e Djanira (2021) em edições do MASP e nas redes sociais do MASP, sobre Anna Bella Geiger; Anna Maria Maiolino; Cabelo; Tunga entre outros. Publicou ensaios sobre Luanda (Abapirá, RJ, 2023); Beatriz Milhazes (White Cube, Londres, 2018), Lucia Laguna (Galerie Karsten Greve, Paris, 2018) e sobre o FLUXUS (Reina Sofia, Madrid, 2003).

9. Márcia Mello – ESGOTADO
9/11 – 10h às 12h

Marcia Mello é bacharel em Letras pela UFRJ, pesquisadora, curadora e conservadora de fotografia. Sua formação se completou em estágio no Atelier de Restauration de Photographie de la Ville de Paris. Participou da implantação do Departamento de Fotografia do MAM/RJ, onde foi curadora entre 1988 e 1997. Nesse período, realizou diversas exposições, entre elas “O daguerreótipo nas coleções cariocas”, ocorrida no Paço Imperial (RJ, 1998), evento integrante da campanha nacional de identificação de daguerreótipos nas coleções brasileiras, promovida pela FUNARTE e coordenada pela pesquisadora. Prestou serviços para instituições públicas e privadas como o Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da FUNARTE e o Arquivo Nacional.

Entre 2006 e 2015 foi diretora-curadora da Galeria Tempo (RJ). Assinou a curadoria de exposições na Casa Roberto Marinho, Espaço Cultural BNDES, Museu de Arte do Rio, Paço Imperial, entre outros espaços institucionais na cidade do Rio de Janeiro e São Paulo. Suas exposições mais recentes são: “te extraño cariño” com fotografias, vídeo e instalação sonora da artista Ana Kemper realizada no Parque das Ruínas (RJ) nos meses de maio de junho de 2023 e “Pau Brazil e as contra-narrativas de José Diniz” realizada na Fundação Iberê Camargo (POA) em agosto de 2023.

10. Marina S. Alves
09/11 – 15h às 19:10

Educadora, Fotógrafa e Cientista Social pela Universidade Federal Fluminense. Técnica com Comunicação Social pela Instituto de Tecnologia ORT, momento em que começa a trabalhar com Fotografia. Pós Graduada em Educação das Relações Étnicorraciais pela CEFET/RJ. Diretora de Fotografia do longa metragem Sementes: Mulheres Pretas no poder (Dir. Julia Mariano e Ethel Oliveira), SobreNós (Dir. Naína de Paula), Um grito parado no ar de Leonardo Souza. Jurada do concurso de fotografia Prix da Aliança Francesa. Atualmente atua como videomaker na equipe de Photo & AV da Netflix. É Coordenadora da Oficina de Audiovisual do Programa Cultura de Direitos oferecido pela Prefeitura de Maricá. Integra a equipe de curadoria do FotoRio a partir de 2023.

11. Paulo Marcos Lima
09/11 – O dia todo

Fotógrafo profissional desde 1980, atua como curador, editor professor e produtor cultural. Formado em Fotografia pelo Brooks Institute, EUA, e em Jornalismo pela UniverCidade, RJ, foi editor de fotografia dos Jornais O Globo, Lance! e O Dia e coordenou o curso de cinema da UniverCidade entre 2008 e 2010. Publicou 07 livros, entre eles Kuruap Quarup, com textos de Antônio Callado e Milton Guran (2007); Da Minha Porta Vejo o Mundo (2017), Guardiões da Alma Carioca (2019) e Que Lugar Bacana!, com textos de Aydano André Motta. Participou como fotógrafo de 05 das 8 edições do projeto A Imagem do Som no Paço Imperial (Rio de Janeiro), com curadoria de Felipe Taborda. Participou em exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior, como Brazilian Faces, Museu Ludwig, Colônia, Alemanha (2005); as individuais Xingu, na Galeria Candido Mendes, Rio de Janeiro (1992) e no Museu da Imagem e do Som-SP (1994); Kuarup; na G-32, Londres (2006) e Perimetranse, no Museu Histórico Nacional – RJ (FotoRio 2015). Desde 2016 divide a direção do Ateliê Oriente com Kitty Paranaguá, onde já realizaram mais de 500 eventos (cursos, oficinas, debates, projeções, feiras, festivais) de artes visuais, fotografia e cinema nos últimos 10 anos É leitor de portfólios e membro do grupo gestor e curatorial do FotoRio desde 2017

12. Sérgio Moraes
09/11 – O dia todo

Filho, irmão, tio e pai de fotógrafos, Sergio iniciou sua carreira como freelancer para as revistas Exame e Veja em 1980. Depois passou pelas redações do Jornal do Brasil, revista IstoÉ, O Globo e Folha de São Paulo, Reuters em 1995, com sede na capital Brasília. Deixou a Reuters em 1997 para uma passagem pelo maior diário esportivo do Brasil, Lance, até retornar para assumir a cobertura da Reuters no Brasil de 2001 a 2022 e desde abril de 2022, após deixar o cargo de fotógrafo-chefe da agência, passou a ser freelancer para a cobertura esportiva da Reuters. Sergio é um apaixonado por fotografia esportiva e um veterano de diversas Copas do Mundo e Olimpíadas.